quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Primeiros Sintomas de Gravidez

Muitas mulheres pensam que os primeiros sintomas de gravidez aparecem somente algum tempo depois de ter engravidado. Mas você sabia que os sintomas podem ser detectados mesmo antes do atraso? Os hormônios responsáveis pelos sintomas de gravidez são os mesmos que predominam depois da ovulação, nesse caso especifico a progesterona. Por isso, muitas mulheres os confundem com sintomas de TPM e é muito comum acontecer pois na maioria dos casos podem ser sim muito parecidos, tanto as cólicas como a irritação inicial.
Os primeiros sintomas podem aparecer mesmo antes do atraso menstrual e para saber identifica-los é preciso conhecer muito bem o seu corpo. Mulheres que percebem bem as mudanças do seu ciclo tendem a perceber esses sintomas de gravidez com maior facilidade! Algumas mulheres podem não ter os sintomas mais famosos como náuseas, tonturas, sono, fome, e os triviais na verdade, mas podem sim apresentar outros em conjunto com a ausência da menstruação e ainda sim ter uma gravidez totalmente saudável!

Quais os Primeiros Sintomas de Gravidez Mais Exóticos

O clichê também já tomou conta do assunto quando se fala em primeiros sintomas da gravidez. Quando se fala em náusea em uma mulher em idade fértil, por exemplo, a tendência é a maioria pensar primeiramente em gravidez, não é verdade? Um simples “ai que enjoo” pode despertar alguns “iiiiiii, você está gravida?”. Porém há certos aspectos que nem todas as mulheres sabem que possa ser um dos primeiros sintomas mais exóticos:
  •  Boca amarga ou gosto metálico
  • Fome por coisas diferentes
  • Visão embaçada (casos de mulheres com miopia)
  • Dores nas costas
  • Salivação
  • Escurecimento dos mamilos e virilha
  • Aumento da Libido
A maioria desses sintomas de gravidez descritos acima são provocados pelo aumento de progesterona e todas as mudanças hormonais no corpo da nova gestante. Imaginem a ebulição hormonal que passa a acontecer para que a gravidez se mantenha segura.
Os índices de progesterona produzidos pelo corpo lúteo fazem com que os sintomas apareçam sem que nem imaginemos que possam ser de fato sinal de que tenha um bebê crescendo no ventre. A piora na visão de quem tem miopia é um sintoma diferenciado, até os médicos dizem ser possível acontecer, porém não é tão comum, mas é sim possível! Boca amarga é outro dos primeiros sintomas de gravidez que pode ser confundido com algum problema do fígado, principalmente em mulheres que tem habito de consumir bebidas alcoólicas.

Sintomas de Gravidez antes do Atraso

Primeiros Sintomas de Gravidez
Normalmente, o primeiro sintoma de gravidez que aparece na gestante é o inchaço. O aumento de tantos hormônios pode fazer com que o local onde o útero fica alojado – abaixo do umbigo – fique mais saltado principalmente à noite. O desconforto na hora da relação sexual também pode ser um dos primeiros sintomas também, você sabia? Sim, o útero aumentado pode fazer com que a relação fique incomoda já que a penetração mais profunda acaba atingindo o colo uterino e “incomodando” pelo inchaço.
Os sintomas também incluem micção frequente e uma temperatura corporal mais alta. É muito comum a mulher sentir fogachos, sensação de calor extremo e sudorese aumentada por essa elevação de temperatura corporal também provocada pela elevação da progesterona. Algumas mulheres também tendem a ter azia como um dos primeiros sintomas, aliás, as náuseas podem acompanhar esse sintoma na maioria dos casos! Na verdade saber quais são os primeiros sintomas de gravidez não é tão difícil assim, mas a consciência de quando fazer o teste é muito importante para não haver frustração da mulher se a gravidez for planejada.

E Quando os Primeiros Sintomas Aparecem?

Inicialmente, quando a mulher passa a desconfiar que uma gravidez possa estar a caminho, deve-se deixar todo e qualquer hábito que possa fazer mal a gestação imediatamente. Fumo, bebida, drogas, medicamentos controlados e tudo o mais que possa prejudicar a gestação deve ser evitado até a confirmação da suspeita da gravidez. Assim que os primeiros sintomas aparecem é muito importante que a mulher pense totalmente na segurança da sua gestação e que se preserve até o nascimento e a amamentação. Por fim, se acha que está realmente grávida, o melhor a se fazer é um exame depois do atraso menstrual, um exame de farmácia ou beta HCG  O positivo certamente vai mudar a sua vida!


Nenhum comentário:

Postar um comentário